domingo, 28 de novembro de 2010

Cidade maravilhosa (?)

São 6:30 da manhã de minha janela vejo o Cristo com os braços abertos.
É... Rio de Janeiro, vem aí o teu contraste.
Crianças com futuros incertos na favela da rocinha.
Trabalhadores nos pontos de ônibus,com a esperança , para não perder seus salários de fome e suas bolsas de esmola.
"POW POW" A morte atormenta mais uma mãe que chora.Lá fora já as 8:00, a bateria e sua rainha não param.Ah! O carnaval... 
"Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa coração do meu Brasil"
Estranho enxergar o Rio de todas as faces, um Rio que chora,grita,pula,samba e implora: Precisamos de atenção!!!
Já se foram as horas trabalhadas, ainda na janela, observo a colcha de retalhos a noite vem chegando e a cidade maravilhosa fica turbulenta, sinto medo. A persiana já está meio abaixada, de longe percebo pequenas meninas-mulheres levando um cacete sem pagamento, sem o leite, os homens com os dedos queimados, o crack fumado.A cidade se cala.
Em uma nova manhã: pão, café, leite e a manchetede jornal que anuncia "Mangueira campeã no carnaval, rocinha campeã em..."


Texto por: Sã Nascimento
05/10/2010
Crônica





5 comentários:

  1. Neste texto só sinto falta de uma coisa! Nós um dia estarmos no Rio e dizer que o Rio de janeiro continua lindo! Mas as pessoas de lá continuam pobres de espírito...

    ResponderExcluir
  2. é garota Samia, orgulho meu...
    sensibilidade aguçada hein guria! só posso dizer uma coisa sobre essa crônica. "texto conciso, no ponto" nos deixa a pensar. E tem aquela outra coisa..." as duas coisas mais impressionantes de um escritor são tornar familiares as coisas novas..." CONTINUE

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Samia!
    A sua crônica tem, sem que soubesse, lógico, uma intertextualidade com algumas letras minhas, não só na questão social, mas em algumas referencias que você faz para definir a cidade "turbulenta", que eu uso como forma lúdica em algumas músicas!
    Muito bom!
    Parabéns e obrigado por ter ido visitar meu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou aqui retribuindo a visita e gostando muito... gostei da escrita e senti ritmo no desenrolar dos versos, como se fosse mesmo uma cidade e seu movimento... beijo carinhoso

    ResponderExcluir

Fique a vontade pra dizer o que quizer :)